Propagação de DNS, veja como saber se o DNS já propagou



Mudança de servidor é sinônimo de trabalho e contratempos, principalmente no que diz respeito à propagação de DNS. É normal o DNS de um domínio ser alterado e algum tempo depois o site continuar sendo direcionado para o servidor antigo. Isso acontece porque o cache utilizado pelos servidores de DNS não é atualizado instantaneamente assim que há alterações no domínio. Normalmente a propagação se completa após 24h ou 48h.

No entanto, durante esse período, o cache de alguns servidores se atualiza, ou seja, alguns servidores recebem as novas informações antes de outros. Dessa forma, em alguns locais do mundo já possível acessar o site no novo servidor, enquanto que em outros o visitante ainda é direcionado para o servidor antigo.

Existem alguns serviços que fazem uma verificação do DNS associado ao domínio em diversos servidores do mundo. Assim é possível acompanhar a propagação.

Alguns serviços úteis:

whatsmydns.net: neste site é possível verificar quais os servidores DNS já estão exibindo as informações atualizadas. Além do DNS, ele lista também o IP do seu servidor.

intodns.com: este serviço é ainda mais completo. Ele lista o endereço IP do servidor e dos DNS, lista os DNS e muitas informações mais avançadas.

Dica: se você alterou o DNS e percebeu que ele já propagou por alguns servidores mas continua inacessível para você, tente acessá-lo utilizando um proxy, pois ele já pode estar disponível em outras partes do planeta. Já fiz isso e consegui acessar um site cujo DNS ainda não havia se propagado totalmente.

 

Comentários

comentários

Você pode Escrever um comentário, ou trackback para seu site.

um comentário para “Propagação de DNS, veja como saber se o DNS já propagou”

  1. Emerson Brito disse:

    ótimo Post, valeu pelas dicas.

    Parabéns ajudou bastante em encontrar as ferramentas certas.

Comentar


Powered by WordPress | Designed by: Premium Themes. | Thanks to Juicers, Free WP Themes and